A tecnologia a serviço do desenvolvimento cognitivo

By: | Tags: , , | Comments: 0 | setembro 4th, 2018

Desenvolvimento cognitivo

Reconhecido como um dos precursores do construtivismo, Jean Piaget é um dos mais conhecidos psicólogos de nosso tempo, através de suas descobertas sobre desenvolvimento e inteligência da infância. Para ele, a educação escolar deve ter por principal missão, desenvolver na criança, a capacidade de – criar, inventar, descobrir – e não, simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Estimular o senso crítico e reflexivo, e não apenas o que lhe é oferecido.

A importância de inovar, do fazer diferente, faz toda a diferença. Mas, o que vemos ainda nos dias atuais, são escolas concentradas em um plano de estudo e nas avaliações das notas das provas para determinar o nível dos alunos. Pouquíssimas são as escolas que de fato se preocupam em estimular a criatividade de seu alunado, que se sentem entediados ouvindo seus enfadonhos professores, numa dinâmica automática do fazer exercícios – estudar – fazer a prova Não há aprendizado. Não há crítica, raciocínio, tão pouco questionamento.

Isso é de fato o que queremos ser quando adultos? Enquanto crianças, somos livres, criativos, inventivos e curiosos. Mas, aos poucos, à medida que crescemos, vamos nos “moldando”, a uma sociedade doentia, e como tal, perdemos o interesse em descobrir o mundo e afundamos em uma série de paradigmas que nos limitam e nos aprisionam. Para o teórico, promover a iniciativa de seus alunos e estimular a sua curiosidade é fazer com que a verdadeira aprendizagem seja alcançada.

A tecnologia educacional como ferramenta de estímulo para o aprendizado, é um recurso que transforma as relações em conformidade com os sistemas e as formas de compartilhamentos dos conhecimentos pedagógicos, através da qualificação de gestores e professores e o envolvimento familiar do aluno, na busca de proporcioná-los a tornarem-se capazes de extrair o melhor do aprendizado e poder seguir construindo a sua história, como cidadão consciente e capacitado para a vida.

A implementação das modernas tecnologias de informação e comunicação – TIC, na educação, como um sistema de gestão escolar eficiente, plataforma Mobile (App) para integração dos pais, alunos e escola as tornam mais inovadoras, qualificadas e conectadas aos interesses e às necessidades de alunos, professores e gestores do século XXI.

Fonte: http://www.plannetaeducacao.com.br/